Francisco Cocco
ENGENHEIRO

O Francisco estudou no colégio alemão do Porto sendo, portanto, fluente em várias línguas nas quais se incluem o alemão e o inglês. Mais tarde licenciou-se em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Faculdade de Engenharia do Porto. O tema do seu estágio curricular foi a implementação de ferramentas de melhoria contínua numa fundição. Teve, desta forma, uma introdução ao mundo industrial que não é para todos...
Na sua primeira experiência profissional o Francisco teve novamente a possibilidade de melhorar o que encontrou, na medida em que o seu trabalho na engenharia de processo se focava no fazer mais com os mesmos recursos.
Mais tarde quis contactar de forma mais próxima com o cliente e aceitou o desafio na engenharia da qualidade numa multinacional que trabalha no ramo automóvel. Foi durante esta experiência que teve a oportunidade de conhecer a importância da "visão do cliente". Passou vários meses nas maiores linhas de montagem de automóveis da Europa onde era a face da sua empresa.
A sua irreverência, foco no cliente e capacidade de comunicação e liderança levaram a que a mesma empresa o desafiasse para o departamento de produção onde iria ter a oportunidade de liderar equipas de mais de 100 pessoas. Durante 8 anos o Francisco liderou as equipas que, com grande sucesso, produziram peças para os melhores construtores de automóveis do mundo. Participou também no desenvolvimento de produto e processo de diversos componentes de elevada complexidade com resultados que permitiram inícios de produção de sucesso.
Com o sentimento de dever cumprido o Francisco decidiu embarcar num novo desafio e foi então que passou a gestor de projecto numa outra empresa, mas também do ramo automóvel. Neste seu novo cargo teve que fazer a ligação entre o cliente na Alemanha, a engenharia de produto em França e a engenharia de processo em Portugal, não esquecendo todos os outros departamentos como a Produção, Qualidade, Logística, etc. que naturalmente foram também partes ativas durante o nascimento do novo produto/processo. Foi com grande satisfação que o projecto recebeu o GO por parte do cliente logo na primeira auditoria com o mesmo, premiando, desta forma, todo o bom trabalho desenvolvido pela equipa do Francisco.
Posteriormente foi proposta a posição de diretor de produção numa empresa ligada à indústria óptica onde iria liderar uma equipa multidisciplinar onde se incluem a supervisão de produção, manutenção, melhoria contínua e assistência a clientes. O Francisco aceitou e liderou o departamento de produção até ao final de 2019. Durante a sua liderança a sua equipa foi capaz de melhorar consideravelmente a sua capacidade de trabalho em equipa e, daí resultou um forte aumento da capacidade produtiva sem nunca ser necessário aumentar a mão-de-obra. Foi por exemplo possível ter aumentos de produtividade de 50% em processos que já eram considerados "de topo" e que por isso estavam estagnados.
Em 2020, o Francisco juntamente com os seus sócios, decidem lançar-se no mercado onde pretendem utilizar todo o seu know-how em prol de projectos ambiciosos onde pretendem ser uma clara mais-valia na concretização dos mesmos.
Nos hobbies do Francisco incluem-se o golfe, futebol e uns sempre bons almoços de família.